Uma Introdução à Metodologia Agile e seus Princípios

Atualmente, os profissionais que atuam com gerenciamento de projetos, especialmente os projetos de desenvolvimento e implementação de software, deparam-se com a exigência do mercado relacionada ao conhecimento e à experiência em Metodologia Agile. Mas afinal, do que se trata esta Metodologia Agile?

A Metodologia Agile é uma abordagem dinâmica de gerenciamento de projetos para o desenvolvimento e implementação de software, entre outros tipos de projeto, que poucos anos após o seu início, tornou-se extremamente popular porque é amigável tanto ao desenvolvedor quanto ao cliente.

Ao contrário da abordagem tradicional (modelo cascata), a Metodologia Agile é uma abordagem adaptativa que permite que mudanças e modificações sejam incorporadas ao plano geral do projeto naturalmente, sem muita burocracia.

A marca registrada da Metodologia Agile é a abordagem incremental e iterativa, onde todo o projeto é dividido em recursos de alto valor para o cliente, que são desenvolvidos em pequenos ciclos repetitivos, para que eles sejam entregues prontos no final de cada iteração.

A entrega frequente de recursos com valor comercial é amigável para o cliente e também para o desenvolvedor porque:

  • a equipe técnica e as partes interessadas trabalham de forma colaborativa;
  • gera-se economia de tempo e dinheiro;
  • o feedback constante das partes interessadas permite que os desenvolvedores desenvolvam continuamente o software; e
  • a estrutura é mais leve, com mais ênfase no software funcional do que na documentação.

Uma das principais práticas são as reuniões diárias em que os membros da equipe informam um ao outro sobre o andamento do projeto e discutem os problemas enfrentados e obstáculos, o que ajuda a equipe a prever riscos potenciais e trabalhar para resolvê-los.

A consequência de tudo isso é a comunicação próxima entre os membros da equipe, o aumento da produtividade, a abordagem evolutiva e a redução de riscos, que são os quatro pilares da metodologia ágil, melhor descritos nos quatro princípios básicos consagrados no Manifesto Agile:

  • Os indivíduos e suas interações acima de processos e ferramentas;
  • O funcionamento do software acima de documentação abrangente;
  • A colaboração com o cliente acima da negociação e do contrato; e
  • A capacidade de resposta à mudanças acima de um plano pré-estabelecido.

A Expertiters trabalha com a Metodologia Agile em duas frentes:

  • Os projetos de desenvolvimento de sistemas contratados pelos seus clientes são desenvolvidos utilizando-se esta metodologia, garantindo a estes clientes entregas periódicas, gerando valor aos seus negócios logo nas primeiras semanas de projeto;
  • Em parceria com a VMEdu, a Expertiters oferece ao mercado um conjunto de cursos preparatórios e certificações em Scrum e Agile, reconhecidos internacionalmente, que preparam muito bem os profissionais para esta forte demanda do mercado de trabalho.

Esta postagem baseia-se no artigo encontrado no bog da SCRUMstudy intitulado “AGILE Methodology and Principles – An Introduction” (http://blog.scrumstudy.com/agile-methodology-and-principles-an-introduction/).